terça-feira, 5 de julho de 2011

Um sonho de liberdade

Uma das perguntas que, provavelmente, mais ricocheteia dentro das cabeças das pessoas é: "O que é ser livre?". Há aqueles que acreditam que ser livre é conseguir projetar um bom túnel e correr para se esconder quando escutar a sirenes (bom, não preciso explicar, certo?); Há também aqueles que acreditam que ser livre é poder fazer, falar e ter o que quiser; Há aqueles que olham pro céu acreditando que a liberdade vai cair de lá na forma de um feixe de luz que o puxará pra cima e o conduzirá ao Eden... Enfim... As "conjecturas" sobre isso são várias... Não vou, eu aqui, me considerar o sabedor, fodão, de todas as coisas, mas posso, sim, com minha (humilde, embora elaborada) opinião, dizer a vocês o que acho sobre isso (e dizer também o que penso dessas outras alternativas que citei acima). Bem, a liberdade do corpo... Não, provavelmente essa não é a verdadeira... Imagine, por exemplo, os prisioneiros dos nazistas na segunda guerra, os caras estavam presos e a beira da morte, mas embora seus corpos não fossem livres e estivessem em vias de serem destruídos os caras tinham suas mentes livres e sabiam que aquela baboseira toda de que só eram seres humanos perfeitos os povos de origem Anglo-Saxã. Sobre fazer, falar e ter o que quiser, considero isso bobagem, muitas vezes você é podre de rico, tem uma puta "influência" social e midiática, mas lá, lá dentro da sua cabeça tudo é uma bagunça e você tem uma vidinha desgraçada... E por último! Ah! Graças a Deus não sou religioso! (Sentiu a acidez do trocadilho?) Bem, respeitando, obviamente, todas as vertentes de pensamento e tals... Essa é uma visão que não me agrada... por que esperar a vida inteira para ser "livre", sabe-se lá de que (e ainda assim, correr um sério risco de toda essa coisa que você aprende, sabe-se lá e que instituição religiosa você vá, ser uma grande mentira) quando você pode HOJE, AGORA fazer algo de realmente útil em sua vida. Ah... "O cara falou, falou de todo mundo, contrariando os conceitos deles de liberdade e cadê o conceito dele?". Eis: Pra mim, sinceramente, liberdade é, em parte, ter a consciência de que se pode estar errado e em grande parte liberdade é saber que você é, saber o máximo possível da "verdade" ou pelo menos da história da vida e do mundo que te rodeia....



- André Walker -

7 comentários:

  1. NOssa, você escreve muito bem.
    Eu ouvi uma frase assim:"A pior forma de prisão é aquela em que você pensa que é livre".
    Eu posso me considerar livre rs.

    Amei seu blog, ti sigo

    Beju
    http://nathydorgas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Liberdade...
    Palavra que tanto buscamos entender, almejamos... E dependendo das escolhas que fizemos e das atitudes que temos, nunca alcançaremos,


    Por aqui também,

    Volte sempre ao Let It Be,


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. "Liberdade é uma possibilidade de ser melhor"

    Albert Camus,


    Almejamos, buscamos tanto a 'liberdade', que esquecemos que a graça de tudo está nessa constante busca,


    Por aqui também,


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo!
    Ser livre é saber o que você, é ser fiel aquilo que você acredita, ser fiel a sua verdade.
    Dinheiro, religião, independência são só uma parte de nossa almejada liberdade. Liberdade por completo encontramos é dentro da gente.

    Adorei o texto!
    Muito interessante a maneira que você expressa sua opinião.
    Parabéns!


    Fiquei imensamente feliz com tua visita, teu universo também é mágico!
    Se perder num mundo mágico é que nos fazem encontrar aquilo que somos, que fomos e que deixamos de ser. Adoro fantasias, às vezes a realidade dói demais, você não acha?

    beeijo meu*

    seguindo-te sempre!

    ResponderExcluir
  5. Olha, André, com toda sinceridade esse foi um dos melhores textos que li em seu blog. Não gosto da coisa dogmática da religião, mas acredito que haja muito mais do que nosso meros olhos mortais possam captar.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, obrigada por sua visita!!
    Tamarind Eyes é uma brincadeira que surgiu há muito tempo com meu noivo...
    Faz alusão à cor do tamarindo e dos meus olhos.

    Volte sempre ao blog!! \o
    abraços.

    ResponderExcluir