domingo, 22 de agosto de 2010

Meio tempo...

Você pode negar, mentir, ou disfarçar, mas você se defende de alguma coisa, você se esconde de alguma coisa. Todos nós temos nossos mecanismos de defesa, contra algo ou alguém, contra alguma ou muitas coisas. Eu tenho, você tem, todos nós temos. Geralmente esses mecanismos são acionados por dúvida, medo ou trauma e nunca são de fato eficazes porque acabam se tornando manias, disfarces, estímulos para um medo que poderia facilmente ser combatido, apenas, com um pouco de coragem e determinação. Eu não sou psicólogo, longe disso, mas eu tenho uma leitura atenta a cerca da vida, do comportamento das pessoas, e eu vejo esses escudos claramente manifestos.
Em geral as defesas que as pessoas impõe a si mesmas servem, muito mais, para bloquear aquilo que existe de bom do que propriamente defendê-las daquilo que existe de ruim. A maioria das pessoas não entende que o bom e o ruim são intimamente conectados de modo que é praticamente impossível atingir a face boa de uma situação sem passar pelas faces ruins ou mesmo viver as faces boas sem que as ruins estejam presentes. Nós acabamos nos privando de ter a alegria de hoje com medo que amanhã ela possa terminar, mas qual é o problema de viver, de se alegrar hoje, mesmo que amanhã tudo possa ser diferente? Eu estou triste, desapontado ou irritado hoje, mas estive feliz a cinco minutos atrás. Então o infortúnio de hoje invalida a felicidade de ontem? Claro que não! Isso é loucura, por pensar dessas maneira é que nós deixamos grandes oportunidades para trás. Não sabemos aproveitar o "meio tempo", não temos o entendimento de que a vida é um grande quebra-cabeça feito de peças claras e peças escuras e que a junção delas é que forma o desenho da realidade...





- André Walker -

Um comentário:

  1. As pessoas ficam com medo de se magoarem ou de ficarem tristes, mas a verdade, é que a vida é assim. O que faz a diferença, é ter coragem de encarar aquilo que vc mais teme , não deixando de aproveitar o máximo do momento alegre possível (mesmo tendo a duração de 1 minuto). Ou seja, a frase "viva intensamente cada momento da sua vida", ganha crédito a cada dia, hehe... eu pelo menos estou me convencendo disso.

    ResponderExcluir