sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sobre laços e nós...


Eu penso nas minhas relações com as pessoas, sejam de amizade, ou de amor, como um fio; um fio que de alguma forma me liga à alguém. Mas ha duas formas de utilizar esse fio, essa corda. Você pode fazer dela um laço, ou um nó.
Eu, faço das minhas relações um laço, porque ha uma diferença entre laços e nós.
Um laço é algo de certa forma sutil. Mais agradável de se olhar, e sentir do que um nó. Um laço não é feito às pressas, é trabalhado, não é feito à força, mas pode ser mais forte do que um nó, porque sua estrutura é mantida simplesmente pela vontade daqueles que estão segurando suas pontas. E quando um laço é desfeito, a corda, o fio, continua intacto, assim como as duas partes que o sustentam.
Os nós por sua vez, são feitos sem paciência, sem vontade, por necessidade ou obrigação, ás pressas. Acabam por emaranhar o fio, e quando tem que ser desfeito, fatalmente tem que ser quebrado, danificando tanto o fio quanto as partes que o sustentam.
Por isso eu ópto sempre por criar laços (ainda que levem algum tempo pra serem feitos), e não nós. As coisas boas são as que se sustentam por sí só. E assim são os laços. Eu vivo de criar laços, e não nós, e se um dia eles precisam ser desfeitos apenas se tem que puxar levemente as duas pontas e assim ele se desfaz sem que o fio leve preso a sí uma parte de mim. Assim, eu e não o tempo, defino o que definha ou subsiste, criar laços é ter uma alma livre...

I'm a soul of the wind...

3 comentários:

  1. Amizades verdadeiras são feitas as poucos, crescendo devagar, se sustendando.As vezes conhecemos as amizades apenas na hora em que se disfaz o laço, mas tarde de mais, ele já virou um nó.

    ResponderExcluir
  2. "Mas ha duas formas de utilizar esse fio, essa corda. Você pode fazer dela um laço, ou um nó."

    gostei '')

    ResponderExcluir
  3. eu criei laços a vida toda... e sei que eles são bem mais belos

    ResponderExcluir