segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As divinas asas da tragédia...

Gostaria que todos vocês lessem esse post com atenção.

Todos vocês devem ter acompanhado há alguns meses a "cinematográfica" invasão do "complexo sei lá do que", no Rio de Janeiro. Certo... O exército nas ruas, o BOPE, o FBI a CIA a NASA (acho que até os lanternas verdes estavam lá), enfim. Tudo isso, me parece claramente uma manobra e uma encenação muito bem engendrada para criar o que, por exemplo, os programas policiais fazem, uma "ficção" assustadora de modo a fazer com que as pessoas acreditem que as grandes capitais ou até mesmo as pequenas cidades estão imersas numa onda de terror muitas e muitas vezes maior do que realmente estão - Isso porque as pessoas creem que "estados críticos necessitam de lideranças enérgicas" e isso abre espaço para uma serie de coisas, falo particularmente dos regimes totalitaristas. Aquele Fi@#$ da P#%&? do C#¨$&HO do Hitler, por exemplo, ele usou a péssima situação econômica, as políticas públicas pouco eficazes (naqueles tempos) para reconstruir a Alemanha, o medo crescente de invasões, por parte da população, e a humilhação sofrida pelo país na primeira guerra mundial para criar um sentimento de comoção entre os alemães e assim se desenhar como o grande salvador do povo, envenenado as mentes das pessoas e impondo um regime totalitarista à grande parte da Europa. O que acontece aqui, assustadoramente, não me parece muito diferente disso.



É claro que não estou dizendo que a violência não existe, todos sabemos que existe, mas o que ocorre por aqui ocorre da mesma forma ou de formas muito piores em incontáveis lugares do mundo. As mídias retratam os criminosos como "crime organizado" tentando dessa forma criar um falso estado de sítio, mas se analisarmos bem o crime só se estabelece onde há ausência do poder público, ausência essa que muitas vezes parece extremamente providencial. Agora voltando ao "crime organizado" - o que existe, de fato, são grupos distintos (com suas várias denominações) que lutam entre si, colaboram uns com os outros ou até fazem parcerias dependendo da necessidade, mas não um "regime" um "partido" ou uma unidade de forças e cooperação em vários níveis para que a coisa seja tão "organizada" quanto tentam enfiar em nossas cabeças. No caso do complexo "sei lá o que" a Rede Bobo, cobriu com detalhes as "invasões" das forças que atiravam bombas e davam tiros que muitas vezes nem atingiam ou nem eram lançados contar os supostos alvos. A indústria do terror continua impelindo as pessoas a não sair de casa, como se as ruas fossem um lugar terrivelmente periculoso. Agora me digam... Quantos de vocês já levaram um tiro, foram assaltados ou tiveram um vizinho assassinado? E por quê os telejornais NUNCA mostram notícias boas, projetos sociais, iniciativas populares ou algo que o valha? Pensem e analisem...


- André Walker -

4 comentários:

  1. Todo mundo sabe que a mída cria situações para dar IBOPE, pra ter notícia e fazer alarde entre as pessoas tal qual revista de fofoca. O jornalismo infelizmente está prostituido e corrompido em nome do dinheiro. Claro que ainda tem jornalismo sério, mas é tão infimo que é quase inexistente... O que é lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii
    Gosto muito de passar po aqui.
    Tem um selo pra você lá no meu blog.
    Passa lá pra pegar tá?

    http://somdospassos.blogspot.com/

    Bei-jos

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog parabéns!
    Estou seguindo, me segue também ?
    Sempre que comentar lá no meu blog, eu venho comentar aqui :)

    http://www.diferreroforever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ta aí, boa pergunta...
    A televisão ultimamente está fazendo um sensacionalismo desgraçado -'-
    Parece que dá MUITO mais ibope,a morte de um bandido; do que o projeto social que tirou vários jovens das drogas!

    Beijo'
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com

    ResponderExcluir