sexta-feira, 15 de julho de 2011

Essência

É incrível como as pessoas têm o dom de deixar escapar, por entre os dedos, a essência das coisas.
É habitual do ser humano subverter e entortar as coisas em benefício próprio. É assim com quase tudo. Não existe quase nenhuma prática da vida humana que não sofra com esse tipo de coisa. As pessoas não se importam em estragar uma coisa, até então muito boa, se for para convertê-la em algo que traga algum benefício      
para si mesmas. Isso é uma prática que leva muitos a loucura e, também, leva muitas coisas à degradação.
Seria muito bom se nós nos contentássemos em ver e manter, as coisas boa, como realmente são. Não é certo destruir ou danificar qualquer coisa em benefício próprio. A subversão das coisas tem muito a ver com a recusa das pessoas em reconhecer os próprios defeitos. Ninguém gosta de admitir que está errado ou que pode haver um ponto de vista mais correto ou mais próximo da realidade que o seu próprio. Isso é irritante. Além de atrapalhar na evolução do infeliz como pessoa... Ao descobrir que alguém tem uma ideia, um projeto, pensamento, conclusão ou argumento melhor do que o seu, você não precisa jogar fora tudo em que acredita e desconstruir toda a base de quem você é. Só precisa rever as coisas e incorporar o que vê de bom
do lado de fora de si próprio ou usar isso para reformular seus conceitos por si mesmo, mas não precisa perder a essência. Porra!



- André Walker -

4 comentários:

  1. Posso estar muito, muito errada, mas acho que isso acontece quando deixamos de lado nossa essência, pra nos transformarmos em produto da sociedade,

    =(

    ResponderExcluir
  2. Super mega verdade.
    Os políticos são um exemplo claro disso.
    Um dia desses eu estava falando com uma amiga o quanto seria perfeito se as leis constitucionais realmente fossem práticadas e não distorcedas.
    E nós? O ser humano em si perde a essencia, sempre. Crianças são tão puras. Assim como a AlÊ, creio que parte disso é culpa da sociedade.Ou até faz parte da essencia humana mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Nunca estamos satisfeitos com o que temos, sempre queremos mais, e isso não é errado, desde que você não se perca nesse caminho de insatisfação.
    Como você disse, o que precisamos mesmo é reconhecer o que já temos de bom e se for buscar novas coisas que não se perca a essência.


    beeijo meu*

    ResponderExcluir