domingo, 21 de novembro de 2010

Consciência...

Há alguns anos foi instituído o "dia da consciência negra". E como uma serie de outras ações por parte do governo como a quota de vagas para negros em faculdades (ridículo) e outras ações, as quais eu ficaria aqui citando por horas, essa também é uma ação que só causa mais diferenciação, segregação. Esse tipo de ação e instituição é de todas as formas algo que nos coloca como diferentes. Quando as ações deviam justamente ser tomadas no sentido de corroborar o fato de sermos iguais. Esse tipo de coisa apenas nos separa. As próprias vagas de faculdade. Seria muito mais coerente que fossem para pessoas pobres do que para pessoas negras, já que pode haver pessoas negras que sejam ricas e se aproveitem injustamente disso ou pessoas pobres e brancas que precisem igualmente do benefício e não o tenham. É da natureza humana separar e diferenciar aquilo que não entende, não compreende ou considera diferente por qualquer que seja o motivo. Logo as ações governamentais ou institucionais sejam elas quais forem não vão surtir efeito sobre a mesquinhez e idiotice das pessoas. Isso é um reparo que têm que ser feito de dentro para fora e jamais o contrário. Enquanto os reparos, de consciência, não acontecerem as pessoas vão continuar segregando umas as outras por cor, raça, religião, orientação sexual, partido político, time de futebol, enfim... das coisas mais aparentemente ou hipotéticamente relevantes até às coisas mais evidentemente imbecis e sem sentido.
Então que a consciência não seja negra nem branca, mas apenas consciência...


- André Walker -

2 comentários:

  1. Segundo Wikipédia,consciência,no aspecto moral," é a capacidade que o homem tem de conhecer não apenas valores e mandamentos morais mas de aplicá-los em diferentes situações".Será mesmo que isso se aplica atualmente?Acredito que não!Não há percepção do real no momento presente!

    ResponderExcluir
  2. Concordo completamente, não tenho muita opinião sobre o dia da Consciência negra, não sei se foi feito para homenagear mesmo, ou se é apenas mais um feriado dos tantos brasileiros. Mas essa coisa de cotas, a meu ver é algo ridículo, acho que por situação financeira é válido, mas essas coisas que separam por raça, me parece preconceito disfarçado.

    ResponderExcluir