quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O fim de todas as coisas...


Eu imagino que se as coisas fossem eternas nós talvez não daríamos o devido valor à elas, e mais do que isso, se as coisas fossem eternas coisas novas não teriam a "chance" de começar, e isso tornaria nossa vida limitada, sem descobertas, sem surpresas, e sem comprovações. Eu imagino um dia bonito com hoje, se ele se repetisse, e eu o visse de novo e de novo e de novo, ele não perderia nada de sua beleza mas certamente sua beleza perderia intensidade; mas como nem todos os dias são assim (alguns deles são frios e cinzentos e o céu parece sufocante)quando um belo dia chega eu fico mais feliz em vê-lo e o contemplo mais, com mais paixão e mais atento à todos os seus detalhes...
Penso dessa forma também quanto a vida, imagine só, se vivessemos pra sempre. Por mais que o mundo seja tremendamente vasto e, ainda que tivessemos todo o tempo à nossa disposição não conseguiriamos ver tudo que ha pra se ver. Se a vida fosse eterna não seria o bem mais precioso que possuímos, ela talvez se tornasse algo trivial. A consciência do fim é o que faz com que tenhamos o ímpeto de sempre querer descobrir mais, entender mais e revelar mais. Nós procuramos maneiras de esticar nossas vidas, mas passamos tanto tempo tentando esticá-las, que acabamos nos esquecendo de preenche-las. Enfim, as coisas findáveis são mais mágicas e mais intensas ja que a ideia de que a vida e o tempo chegam ao fim um dia nos faz viver a vida momento por momento, sensação por sensação e não hora à hora ou minuto à minuto. A meu ver as únicas coisas que não se estragam por ser eternas, indeléveis são as memórias. Eu imagino as minhas memórias como se fossem fotos, entende? Fotos são assim como memórias são coisas únicas, elas registram uma cena ou um momento que nunca mais vai se repetir ( e por isso é único e inestimável) exatamente da forma como aconteceu e tanto as fotos como as memórias, se forem bem cuidadas e guardadas podem durar pra sempre (memórias são ainda melhores, porque difícilmente amarelam)... Então eu termino este post com uma frase que não é minha, mas se aplica ao significado do que acabo de escrever.



"Voe, voe para as estrelas
Alcance-as no alto
Traga de volta as respostas da noite
Role com as nuvens
Cante com os pássaros
Porque um dia vamos ter de dizer adeus!"

6 comentários:

  1. verdade... embora eu pense muitas vezes em "nossa, como eu gostaria se as coisas e a vida fossem eternas", mas eu acho que teria uma hora em que tudo perderia o sentido...

    ResponderExcluir
  2. O fim tem que chegar, e tomare que as pessoas entendam.

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Mas, estou com preguiça de fazer algumas observações, direi somente e de forma simples: eu concordo, sem mais ou menos.

    ResponderExcluir
  4. Um dos erros que as pessoas cometem é o de tentar manipular a vida, é só prestar atenção que logo se nota que não se cria vida artificial, logo, tentar prolongar ou infindar a vida é um erro.

    ResponderExcluir
  5. As coisas estão sempre em movimento. Uma ação não é igual a outra. o tempo munda, o mundo literalmente nao esta mais no mesmo lugar, as coisas não podem ser eternas, elas vão se transformando a partir do momento que existem.
    As pessoas fedem.

    ResponderExcluir